Quem somos



Fundada em Agosto de 2012, a Schola Cantorum da Catedral de Santarém (SCCS) é uma escola de Música Sacra principalmente destinada a rapazes e raparigas com idades compreendidas entre 6 e 18 anos. O seu currículo académico, centrado no ensino das disciplinas de Coro e de Órgão, associado à performance frequente dos alunos-coralistas na liturgia, faz da SCCS o único coro-escola oficiamente associado a uma catedral em Portugal, protagonista na reactivação da prática de música litúrgica de qualidade.

A SCCS assume uma importante responsabilidade na liturgia da Catedral de Santarém e uma intensa programação de concertos e missas cantadas em Portugal e estrangeiro. O currículo de ensino especializado está escalonado em graus de dificuldade progressiva, tendo sido concebido idealmente para alunos-coralistas dos 6 aos 18 anos de idade, em Curso Geral; não obstante, podem ser admitidos à SCCS, para formação curricular, pessoas de qualquer idade em regime de Curso Livre.

As experiências sistematizadas performativas de Música sacra e litúrgica profissionais - Capela do Divino Salvador - e não profissionais - Grupo Vocal (desde 2016, no Pólo de Santarém) e Coro dos Jerónimos (desde 2017, no Pólo de Belém) - destinam-se a maiores de dezoito anos.


Para proporcionar o acesso de alunos e de colaboradores de outros concelhos que não o de Santarém à mesma experiência ímpar dos alunos e dos colaboradores do pólo-sede, as actividades artísticas e pedagógicas formativas e de ensaio regular da SCCS estão disponíveis em cada vez mais pólos:
- Pólo Santarém (desde 2012);
- Pólo Colégio de São Tomás - Conchas [Lisboa] (desde 2014);
- Pólo Colégio de São José do Ramalhão
[Lisboa] (desde 2015);
- Pólo Colégio de São Tomás - Sete Rios
[Lisboa] (desde 2016);
- Pólo de Santa Maria de Belém
[Lisboa] (desde 2017).

Os serviços musicais (actuações em Missa e em concerto) que têm lugar na Igreja Paroquial de Santa Maria de Belém (Mosteiro dos Jerónimos) são divulgados sob a designação de SCHOLA CANTORUM DE BELÉM, que integra as sub-designações Pequenos Cantores dos Jerónimos e Coro dos Jerónimos .


OBJECTIVOS DA SCCS:
  • garantir, através do ensino sistemático especializado de Música, variante Música Sacra, e de criteriosa escolha dos colaboradores, a performance regular de música litúrgica de qualidade, no seu contexto natural e adequado - as celebrações litúrgicas - executada pelas seguintes formações ou funções:
    • Pequenos Cantores - coro que reúne coralistas aprendizes com idades compreendidas entre 6 e 18 anos;
    • Grupo Vocal - coro que reúne coralistas não profissionais com idade igual ou superior a 18 anos;
    • Capela do Divino Salvador - agrupamento vocal e instrumental que reúne apenas coralistas e instrumentistas profissionais;
    • Organistas aprendizes;
    • Maestro titular e organista titular com formação profissional.
  • ser membro e contribuir para o movimento associativo de Pueri Cantores em Portugal;
  • promover a cultura musical do público sobretudo enquanto assembleia de culto;
  • promover o canto gregoriano e a música portuguesa;
  • formar alunos de Órgão para o acompanhamento musical litúrgico;
  • contribuir para o surgimento de uma geração de organistas em Santarém;
  • proporcionar aos seus alunos oportunidades musicais de excelência.
Partilhar nas redes sociais  Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Twitter Partilhar no LinkedIn

Apoio: